Óscares 2015: Melhor Filme de Animação (Nomeados)

Imagem de Big Hero 6 - Os Novos Heróis, um dos filmes nomeados nesta categoria. Foto: Out Now.
Nomeados:
Big Hero 6 - Os Novos Heróis - crítica aqui 
Os Monstros das Caixas
Como Treinares o Teu Dragão 2
Song of the Sea
O Conto da Princesa Kaguyahime

Big Hero 6 - Os Novos Heróis - Don Hall (realizador), Chris Williams (realizador) e Roy Conli (produtor)
Hiro é um jovem de 14 anos que passa o seu tempo em lutas de robôs até que o seu irmão o apresenta a um grupo de jovens inventores. Entretanto, todos terão que unir-se para derrotar um inimigo comum, não sem antes juntar-se ao grupo um amável robô chamado Baymax. Dos três responsáveis por este filme de animação, apenas Chris Williams volta a estar nomeado para um Óscar - os restantes são estreantes. Ora, Williams foi anteriormente indicado por outro filme de animação, Bolt (2008).


Os Monstros das Caixas - Anthony Stacchi (realizador), Graham Annable (realizador) e Travis Knight (produtor)
A cidade de Ponte de Queijais tem habitantes ricos e com muita classe, com um especial interesse por queijos. Debaixo da cidade vivem os monstros das caixas, que são odiados pelos outros habitantes porque acreditam que os monstros podem roubar-lhes as criancinhas e os adorados queijos. Todavia, na verdade, trata-se de uma comunidade de queridas criaturas que, um dia, adoptam um órfão, dando-lhe o nome de Ovos. A vida é tranquila até que um perigoso exterminador do mundo de cima tenta erradicar os adoráveis monstros. Esta é a primeira nomeação para Anthony Stacchi, Graham Annable e Travis Knight.


Como Treinares o Teu Dragão 2 - Dean DeBlois (realizador) e Bonnie Arnold (produtora)
Hiccup é agora um jovem homem, mas continua à procura de novas experiências, mantendo o elo com o seu dragão, Toothless. Após Hiccup e a sua namorada, Astrid, descobrirem um paraíso escondido de dragões e um segredo por trás de uma tragédia familiar, todos os Vikings precisarão de unir-se para proteger os dragões de um temível caçador. A produtora Bonnie Arnold recebe a sua primeira indicação para uma estatueta dourada, enquanto Dean DeBlois concorre pela segunda vez a um Óscar, após Como Treinares o Teu Dragão (2010).


Song of the Sea - Tomm Moore (realizador) e Paul Young (produtor)
Os meninos Saiorse e Ben vivem com o seu pai, o guarda de um farol numa pequena ilha. Ben culpa a sua irmã pela morte da mãe de ambos, mas não sabe que Saiorse, tal como a mãe, é uma criatura mítica do mar conhecida como Selkie, sendo a última da sua espécie. Paul Young está nomeado pela primeira vez a um Óscar. Por seu lado, Tomm Moore recebe a sua segunda nomeação, após The Secret of Kells (2009).

O Conto da Princesa Kaguyahime - Isao Takahata (realizador) e Yoshiaki Nishimura (produtor)
Uma pequena rapariga é encontrada dentro de um bambu por um velho cortador de bambus e a sua mulher. A menina rapidamente cresce e torna-se numa elegante jovem. Um dia, os seus pais adoptivos encontram uma riqueza escondida na floresta, que acreditam ser o seu dote celestial. Isao Takahata e Yoshiaki Nishimura estão pela primeira vez na corrida para um Óscar.