Sandra Oh vai deixar 'Anatomia de Grey' [Especial 'Anatomia de Grey']

Parte do elenco de Anatomia de Grey. Foto: kinobang.org.

Sandra Oh, a inesquecível Cristina Yang, será a próxima actriz a abandonar o elenco de Anatomia de Grey, a série dramática da ABC que tem um hospital como pano de fundo e é da autoria de Shonda Rhimes. Mas Sandra Oh não é a única a sair desde que a série estreou, em 2005. O Metragens recorda os actores que foram saindo da série e o que têm feito a partir daí.

Sandra Oh
A actriz canadiana, de ascendência sul-coreana, interpreta Cristina Yang, especialista em Cardiologia, que está na série desde o início, tendo começado como interna. Apesar de já se conhecer a sua saída do elenco, tal só acontecerá no final da 10.ª temporada, que começará nos EUA a 26 de Setembro. Em declarações ao The Hollywood Reporter, a actriz disse que "é interessante desempenhar uma personagem há tanto tempo e sentir, de facto, que ela quer seguir o seu caminho também. A Cristina quer partir e eu estou pronta a deixá-la ir". A actriz confessa que também teve de fazer dois anos de terapia para conseguir desprender-se de Cristina Yang. O seu par romântico na série, Owen Hunt (Kevin McKidd), irá permanecer na história.

Com a sua personagem, Sandra Oh venceu o Globo de Ouro para Melhor Actriz Secundária em 2006, além de cinco nomeações para os Emmys. Apesar do seu envolvimento na série, a actriz ainda participou em outras produções, como Uma Vez na Noite (2006), Ensaio Sobre a Cegueira (2008), O Outro Lado do Coração (2010, crítica aqui) ou Thorne: As Lágrimas do Assassino (2010). Ainda não se sabe quais serão os próximos projectos da actriz.

Sandra Oh (Cristina Yang). Foto: kinobank.org.

Tina Majorino
A actriz interpreta a interna Heather Brooks, mas não passará a fazer parte do elenco fixo na 10.ª temporada, como os restantes actores que interpretam internos, Camilla Luddington (Jo Wilson), Gaius Charles (Shane Ross), Jerrika Hinton (Stephanie Edwards) e Tessa Ferrer (Leah Murphy). As razões para a saída de Tina Majorino são o facto de a actriz estar também ligada a um novo projecto, Legends, do canal TNT, pelo que não poderia ser tão regular em Anatomia de Grey. Não obstante, a actriz participará no filme Veronica Mars, como Cindy 'Mac' Mackenzie.

Tina Majorino. Foto: americanprofile.com.

Loretta Devine
A actriz chegou a vencer um Emmy pela sua participação especial como Adele, a mulher de Richard Webber (James Pickens Jr.). A sua primeira aparição na série foi em 2005, mas a sua personagem, que tinha Alzheimer, viria a morrer de ataque cardíaco na 9.ª temporada. Loretta Devine participou em várias séries, como The Client List e irá fazer parte do elenco de You're Not You.

Loretta Devine (Adele Webber). Foto: The Hollywood Reporter.
Eric Dane
Dane deu vida a uma das personagens mais conhecidas da série, Mark Sloan, o melhor amigo de Derek Shepherd (Patrick Dempsey). Começou na 2.ª temporada e passou a elemento fixo na temporada seguinte. Ficou especialmente conhecido pelas suas relações amorosas, com Addison Montgomery (Kate Walsh), Callie Torres (Sara Ramirez) e Lexie Grey (Chyler Leigh). A personagem acabaria por falecer após um acidente de aviação, tendo aparecido pela última vez no início da 9.ª temporada. Enquanto participava em Anatomia de Grey, Eric Dane participou em X-Men - O Confronto Final (2006), Marley & Eu (2008), Dia dos Namorados (2010) e Burlesque (2010). O actor californiano encontra-se actualmente a gravar uma nova série, The Last Ship.

Eric Dane (Mark Sloan). Foto: Foto: kinobank.org.

Chyler Leigh
A actriz interpretou Lexie Grey, a meia-irmã da protagonista, Meredith Grey (Ellen Pompeo). A sua participação teve início na 3.ª temporada, como uma das novas internas. A personagem acabaria por morrer do mesmo acidente de avião que vitimou Mark Sloan, tendo sido a sua última aparição ainda no final da 8.ª temporada. Chyler Leigh participou no tele-filme 19ª Esposa (2010) e fará parte do elenco de outro tele-filme, Window Wonderland, bem como da série televisiva Taxi Brooklyn South.

Chyler Leigh (Lexie Grey). Foto: www.eftekasat.net.

Kim Raver
A personagem da actriz era Teddy Altman e entrou na série na 6.ª temporada, como mentora de Cristina Yang. A personagem era também uma antiga colega (e ex-namorada) de Owen Hunt. Durante a série, teve algumas relações amorosas, com Mark Sloan, Andrew Perkins (James Tupper) e um paciente chamado Henry Burton (Scott Foley). Kim Raver saiu da série na 8.ª temporada quando Teddy Altman aceitou um trabalho num hospital militar. A actriz nova-iorquina participou nos tele-filmes The Secret Lives of Wives (2012), NCIS: Red (2012) e faz actualmente parte do elenco da série Revolution.

Kim Raver (Teddy Altman). Foto: kimraverfan.free.fr.

Kate Burton
A actriz interpretou o papel de Ellis Grey, a mãe de Meredith Grey, que era considerada uma lenda na História da medicina. A personagem tinha também tido no passado um relacionamento com Richard Webber e sofria de Alzheimer num estado avançado, vindo a falecer na 3.ª temporada. Contudo, Kate Burton ainda voltaria a série num episódio especial em 2012. Desde a sua saída da série, a actriz suíça participou em Lembra-te de Mim (2010), 127 Horas (2010), Liberal Arts (2012), nas séries The Good Wife e Scandal, entre muitos outros projectos. Kate Burton participará em Adam Shaw e Barefoot.

Kate Burton (Ellis Grey). Foto: The Hollywood Reporter.

Scott Foley
Como referido anteriormente, Scott Foley interpretou Henry Burton, um paciente que viria a ter uma ligação emocional com Teddy Altman e que entrou na série na 7.ª temporada. A personagem viria a morrer no bloco operatório, num procedimento coordenado por Cristina Yang, que não sabia que estava a operar o mentor do seu marido, Owen Hunt. Desde a sua saída da série, Scott Foley faz parte do elenco de Scandal (série da mesma autora de Anatomia de Grey), The Goodwin Games e fará parte do filme Ward's Wife.

Scott Foley (Henry Burton). Foto: greys.wikia.com.
Brooke Smith
Erica Hahn era uma médica que entrou na 4.ª temporada para substituir Preston Burke (Isaiah Washington). A personagem saiu do Seattle Grace na 5.ª temporada, não sem antes deixar a sua marca na série, numa cena em que revela a Callie Torres que é lésbica. Ainda durante a sua participação na série, Brooke Smith fez parte do elenco de outra série, Crossing Jordan. Desde a sua saída, participou no filme Jogo Limpo (2010, crítica aqui) e nas séries Lei & Ordem: Unidade Especial e American Horror Story. Brooke Smith fará agora parte do elenco do filme Labor Day, de Jason Reitman.

Brooke Smith (Erica Hahn). Foto: The Hollywood Reporter.
Kate Walsh
Kate Walsh interpretou Addison Montgomery, um dos papéis mais importantes de Anatomia de Grey. A sua primeira aparição foi no final da 1.ª temporada, como a mulher de Derek Shepherd. Esteve na série durante três temporadas, até mudar-se para a Califórnia, o que deu início a um spin-off, Clínica Privada, que durou 6 temporadas. A actriz californiana participou em Legião (2010), As Vantagens de Ser Invisível (2012) e fará parte do elenco de Dermaphoria, Bad Judge, Full Circle e Just Before I Go.

Kate Walsh (Addison Montgomery). Foto: The Hollywood Reporter.
Melissa George
A actriz deu vida a Sadie Harris, uma das internas que entraram na 5.ª temporada e que era também amiga de Meredith. A personagem não foi promovida a regular para a temporada seguinte, devido à saída de Brooke Smith. A ideia inicial seria que Sadie fosse um interesse romântico para Erica Hahn, o que iria colidir com a relação desta com Callie Torres. Desde Anatomia de Grey, Melissa George tem participado em vários projectos, como as séries Lie to Me - O Rosto da Mentira, The Slap e Hunted, além do filme Troca de Casais (2011). A actriz vai fazer parte de outras produções: Felony, Gothica, Marble City e Rest Home.

Melissa George (Sadie Harris). Foto: The Hollywood Reporter.
Rachael Taylor
A actriz interpretou a médica Lucy Fields durante a 7.ª temporada. Teve um relacionamento amoroso com Alex Karev (Justin Chambers), mas acabou por ir trabalhar para África (um emprego que Karev pretendia). A actriz participou na série Anjos de Charlie e no filme A Hora Mais Negra (2011), entre outros projectos. Rachael Taylor fará parte do elenco de The Loft e Battling for Burton!.
Rachael Taylor (Lucy Fields). Foto: www.hollyweb.org.
Katherine Heigl
Izzie Stevens é uma das cinco primeiras internas, que lançaram Anatomia de Grey. A personagem era sobretudo conhecida pela ligação demasiado forte que criava com os seus pacientes, até que chegou a ter um relacionamento com um deles, Denny (Jeffrey Dean Morgan). Todavia, Katherine Heigl não estava satisfeita com o seu trabalho, sentindo que não estava a dar o suficiente para a sua personagem e pediu para sair, o que viria a acontecer na 6.ª temporada, após casar com Alex Karev e ter sido diagnosticada com cancro. Katherine Heigl tem conseguido criar a sua marca no Cinema, tendo participado em filmes como Um Azar do Caraças (2007), Vestida Para Casar (2008), ABC da Sedução (2009) e Kiss & Kill - Beijos & Balas (2010), obras nas quais foi protagonista. Como próximos projectos, a actriz participará em North of Hell, Face Blind e A Moment to Remember.

Katherine Heigl (Izzie Stevens). Foto: www.ligadosnanet.com.

T.R. Knight
O actor interpretou George O'Malley, um dos primeiros internos. A personagem teve relacionamentos amorosos com Meredith Grey, Izzie Stevens e ainda Callie Torres. O actor pediu para sair da série e a sua personagem morreu após ser atropelado por um autocarro enquanto tentava ajudar uma pessoa. Desde a sua saída de Anatomia de Grey, T.R. Knight participou em poucas produções: um episódio em Lei & Ordem: Unidade Especial, no filme 42 (2013) e na série The Good Wife, não tendo mais projectos futuros, segundo o IMDb.

T.R. Knight (George O'Malley). Foto: tvdramas.about.com.

Isaiah Washington
Preston Burke era um dos médicos da equipa original de Anatomia de Grey e teve uma relação amorosa com Cristina Yang. O actor acabou por sair devido a comportamentos homofóbicos, tendo terminado a sua participação na 3.ª temporada. Tem tido vários projectos desde a sua saída, como Bionic Woman, Doctor Bello (2013) e Go for Sisters (2013). Fará parte do elenco de Not 4 Sale e The Trials of Cate McCall.
Isaiah Washington (Preston Burke). Foto: The Hollywood Reporter.