Uma lista de filmes de desporto

Por norma, um filme "de desporto" nunca o é. É sempre mais qualquer coisa. Tende-se a pegar em histórias verídicas, ajustar certos acontecimentos para algo mais cinematográfico e apresentar um filme dramático ou cómico com a trama a desenrolar-se a partir de um certo desporto.

Hollywood, como bom centro de acontecimentos norte-americanos que é, normalmente não atribui grande importância a desportos que estejam fora do lote de eventos altamente interessantes para o seu público nacional, pelo que o futebol (desporto-rei, segundo dizem) raramente é retratado.

Assim, e sem qualquer ideia de hierarquizar os filmes que irei enumerar de seguida ou de sequer lhes atribuir qualquer tipo de "selo" de qualidade, apresento uma lista de filmes de desporto que recomendo vivamente. Passando pelo boxe, pelo basebol ou pelo basquetebol, o futebol também está presente. Uma lista pessoal assente precisamente nisso, num gosto pessoal.

Boxe
Não sou um fã do desporto em si, não acompanho, nunca o fiz e, ainda assim, é o desporto que mais filmes aqui reúne. Sintomático sobre a forma como um filme, bem construído, com uma história interessante, consegue chegar a um público generalizado. Não é preciso saber as regras nem sequer gostar de boxe para se adorar filmes como Million Dollar Baby (2004), Cinderella Man (2005) e The Fighter (2010).

Cinderella Man [Fonte: photos.lucywho.com]

Todos eles com fortes cargas dramáticas, e os dois últimos com uma componente biográfica, não contam a simples história dos desportistas enquanto tal, mostrando também a vertente pessoal dos ídolos de milhões, com especial destaque para o retrato da Grande Depressão em Cinderella Man e para a magnífica história de dois meios-irmãos ligados ao desporto e a diferentes maneiras de encarar a vida em The Fighter.

Basebol
Mais um desporto de que nada (ou quase) sei. O conhecimento prévio de como funciona o basebol (regras do desporto e mundo relacionado com este) poderá ser uma grande ajuda para Moneyball (2011). A componente dramática, de história e lição de vida, não está tão patente como noutros casos desta lista, o que poderá afastar alguns espectadores menos ligados ao basebol e ao desporto em geral.

Contudo (e a "graça" do filme está precisamente nisto), o retrato de uma realidade muito presente em inúmeros desportos, num cenário de crise económica, onde é obrigatório enveredar por caminhos pouco caminhados, de risco e aposta, está tão bem realizado que se torna um mimo para quem pensa e age mais nos bastidores destas realidades quase paralelas ao que é uma vida dita normal.

Basquetebol

Aqui sim, já num campo desportivo que me é familiar (tal como as seguintes sugestões). Coach Carter (2005) é um excelente filme de motivação. Muito para além do desporto que é o basquetebol e muito para além de um mero filme de entretenimento. Sim, conta uma típica história desportiva (biográfica): um treinador recém-chegado pega numa equipa em pedaços e transforma-a num verdadeiro grupo. No entanto, há um pequeno detalhe que importa realçar: no fim, não ganham.

Coach Carter [Fonte: outnow.ch]

Pode parecer algo spoiler, mas já lá vão sete anos desde o lançamento do filme, já prescreveu o "crime" de spoiler. Toda a história contada neste filme retrata com elevados graus de empolgamento e motivação a história de uns rapazes de uma escola secundária que, à custa de um treinador persistente e crente nos seus valores, seguiram um caminho mais adequado para o seu futuro. Com a vantagem de também terem criado uma boa equipa de basquetebol.

Futebol
O desporto-rei. Um dos mais difíceis (se não "o" mais) de retratar se olharmos para as tentativas falhadas. Se Hollywood não compreende o desporto (por consequência do pouco apego dos norte-americanos), as probabilidades de sair porcaria aumentam. Não são os casos de Goal! (2005) e The Damned United (2009). Um pormenor: ambos são fruto de produções britânicas.

Quanto a Goal!, é "o" filme de futebol por excelência nos dias de hoje. Desde sempre acarinhado pelos fãs de futebol (especialmente os mais novos), teve, infelizmente, duas sequelas (resultantes do enorme sucesso do primeiro filme) terríveis para a sua reputação. Santiago Muñez e a sua performance (fictícia) no Newcastle United ficaram na memória colectiva dos adeptos que viram o filme, e isso diz muito de uma produção relacionada com este desporto.

The Damned United, com a sua componente biográfica, retrata um dos míticos treinadores britânicos do século XX, Brian Clough, o grande responsável pelas duas conquistas europeias do Nottingham Forest em 1979 e 1980. Mais uma vez, neste filme destacam-se as vertentes da motivação e de uma gestão e estratégia de planeamento de um grupo de jogadores inovadoras para a época. Um verdadeiro must-see para qualquer adepto de futebol.

Wrestling
Metade desporto, metade entretenimento, é, para muitos, difícil de englobar no âmbito de evento desportivo. Para mim, é um misto. The Wrestler (2008) é um excelente retrato (na altura aclamado pelos profissionais ligados ao wrestling) da vida de um elemento ligado a este desporto/entretenimento. 

The Wrestler [Fonte: photos.lucywho.com]

Os dramas, as dificuldades, as finanças, as drogas e a dificuldade de viver num mundo aparentemente pouco saudável quando não se está no topo... tudo isto e muito mais num filme premiado e que marca a ascensão de Mickey Rourke numa inevitável comparação entre a personagem e o actor.

____
Em todos estes filmes, uma linha de acção comum: o desporto é usado para contar uma história muito maior do que uma bola que entra numa baliza ou num cesto, ou de um soco dado no segundo certo. Os valores, os ensinamentos e a motivação transmitida é típica deste género de filmes. Algo que, muitas vezes, afasta espectadores menos ligados ao desporto. A qualidade cinematográfica, numa boa parte dos filmes desportivos, não está devidamente presente, mas escolhendo a história, os actores, os realizadores, etc. certos, são filmes tão bons como quaisquer outros. 

A recomendação está dada, é só escolher.